top of page

Sobre a NClean - Inovação tecnológica 

Somos uma Spin-off acadêmica, com tecnologia para a recuperação da amônia oriunda de resíduos agroindustriais, para a produção de fertilizantes.

 A tecnologia visa promover a sustentabilidade na cadeia produtiva de fertilizantes, por meio do desenvolvimento de soluções locais/regionais utilizando um sistema que permite a produção de fertilizantes nitrogenados com o aproveitamento de amônia originada de resíduos da agroindústria. O sistema, visa contribuir com a dependência do mercado externo e desenvolver fontes alternativas de produção, uma vez que a recuperação de amônia consiste em uma alternativa mais econômica e ambientalmente amigável para a produção de fertilizantes nitrogenados, além de diminuir os impactos gerados pelos resíduos agroindustriais.  

Design sem nome (2).png

Nossa história

Somos uma Spin-off desenvolvida no ano de 2021, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Nesse mesmo ano, a equipe participou do programade aceleração Escale-se do Escalab-UFMG, o que possibilitou o início da transição acadêmica para a empresarial. No ano de 2022 foi realizada a incubação no tecnoPARQ, um período dedicado à capacitação, por meio da participação em diversos workshops, inscrições em eventos e editais, aprimoramento do pitch, apresentação da tecnologia a potenciais investidores e marcado por notório desenvolvimento em ambas as esferas, tanto pessoal quanto empresarial.
Em 2023, a empresa obteve a aprovação em dois editais públicos e, com isso, o avanço no desenvolvimento do protótipo em escala industrial. Continuaremos em 2024 com o propósito de produzir insumos diferenciados, com responsabilidade social e ambiental, onde nosso sucesso não é medido apenas em termos de metas alcançadas, mas na maneira como elevamos o padrão, ultrapassamos barreiras e inspiramos os outros a se juntarem a nós em busca de sustentabilidade por um mundo melhor.

Setor de aplicação

A tecnologia interliga os setores de produção avícola e agrícola por meio do setor de fertilizantes, todos eles, estratégicos para a economia agrícola brasileira. A aplicação ao setor ambiental, decorre do fato  de que contribuirá para reduzir emissões de amônia, que potencialmente é precursora dos óxidos NOx na atmosfera, estes causadores de chuvas ácidas. Estudos estão sendo realizados em outros setores com potencial recuperação de amônia em dejetos agroindustriais.

Compromisso com a sustentabilidade

A NClean visa solucionar os problemas associados à falta de sustentabilidade na cadeia produtiva de fertilizantes. Para isso, a tecnologia utiliza amônia oriunda de resíduos como matéria prima. Reduzindo a emissão do gás de efeito estufa à atmosfera, diminuindo os impactos causados por resíduos nas mais diversas cadeias agroindustriais e diversificando a matriz produtora de fertilizantes de forma mais sustentável. 

Nosso compromisso com a qualidade

Estamos empenhados em fornecer aos nossos clientes produtos e serviços da mais alta qualidade. Nossos fertilizantes fluidos são desenvolvidos para aprimorar a eficiência agrícola, além de reduzir o impacto ambiental gerado em composteiras/esterqueiras, através da volatização de amônia. 

Conheça nosso time

A equipe 

Conta com profissionais de diferentes áreas e com diferentes expertises. Eles fizeram parte da pesquisa que originou a tecnologia de recuperação de amônia a partir de resíduos agroindustriais. Fabiane Carvalho Ballotin é química e doutora em química, com experiência na síntese e caracterização de novos materiais, na utilização e valoração de rejeitos de biomassa e na avaliação e desenvolvimento de novos fertilizantes. Rodrigo Lima da Motta Junior: possui experiência na área de fertilizantes, formulações, granulação e testes em casas de vegetação. Luana Maria Justen, Emival Júnior Ferrão Sales e Vinicius Bastos são estagiários da empresa NClean, estudantes da Universidade Federal de Viçosa dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, atuam no desenvolvimento e incremento da empresa, nas áreas de gestão, marketing e pesquisa. Mentores NClean: Reinaldo Bertola Cantarutti é engenheiro agrônomo, doutor e docente da área de fertilidade do solo com experiência no desenvolvimento e avaliação de fertilizantes, principalmente estudos com fertilizantes nitrogenados e a volatilização e liberação de amônia a partir dos mesmos. Deusanilde de Jesus Silva é engenheira química, doutora, pesquisadora e docente orientadora do PPG Engenharia Química-UFV. Além disso, tem expertise na síntese de materiais e processos industriais, tem atuado na avaliação de materiais com potencial para aumentar a eficiência de fertilizantes.

Adubo
bottom of page